Opportunity - Acesso à Fertilização Humana - Fertivitro




O Tratamento


GUIA DO PACIENTE

INTRODUÇÃO


O Guia do Paciente foi elaborado com o objetivo de orientar os casais que serão submetidos a tratamentos para a infertilidade. A ideia é mostrar, de uma maneira simples, o que todas as pessoas que desejam uma gravidez devem saber sobre as diversas técnicas existentes na atualidade.

Após a leitura desse guia, a Fertivitro indica aos pacientes para que procurem seus médicos, caso haja dúvida sobre o conteúdo apresentado. A clínica também está à disposição para oferecer as informações necessárias.

A fertilização

Um casal jovem, que mantém relações sexuais regularmente, tem uma chance em cinco (20%) de conceber um bebê a cada mês. Isso significa que oito entre 10 casais (80%), que tentam ter um filho, irão engravidar dentro do período de um ano. Os 20% restantes são os que definimos como inférteis.

O processo natural para se obter uma gravidez é por meio de relação sexual, em que o sêmen é depositado no fundo da vagina. Ele é composto pelos gametas masculinos — os espermatozóides — e pelo líquido seminal, cuja finalidade é transportar e fornecer energia a esses gametas. Após a relação, somente os espermatozóides penetram no útero, enquanto o líquido seminal é eliminado pela vagina.

A parte inicial do útero, chamada de colo ou cérvice uterina, faz a ligação da vagina com o útero propriamente dito. Ele produz uma secreção, o muco cervical, que permite a penetração dos espermatozóides para dentro da cavidade uterina, na época da ovulação. A produção desse muco é dependente do estrogênio — hormônio que se eleva à medida que se aproxima da ovulação —, o que torna sua quantidade e qualidade ideais, durante o período fértil.

Naturalmente, a fertilização ocorre na trompa, pelo encontro do espermatozóide (após ter percorrido todo o trajeto compreendido pela vagina, útero e trompa) com o óvulo.

Além da forma natural, existe a fertilização in vitro, ou seja, em laboratório, quando os gametas são preparados e inseminados fora do corpo, técnica de reprodução assistida indicada quando um casal não apresenta condições favoráveis para que a fertilização ocorra nas trompas.

Para a melhor compreensão sobre as Técnicas de Reprodução Assistida (TRA), a Fertivitro apresenta, a seguir, um resumo dos principais tratamentos adotados.


OPPORTUNITY - Acesso à reprodução humana

0800-LIG FERT (0800-544 3378)

desenvolvido por:

Cultivare Design